Rua Zeferino Boa Vista 113 - Bom Fim .
Guaibinha City Hills .
Fone : 051 981641690
E-mail : madumusic@yahoo.com
http://www.facebook.com/mario.dutra.58
Desde que iniciei minha carreira , minha vida profissional sempre foi cercada por pólos positivos e negativos . Sempre esses dois elementos estiveram presentes em todas as situações , as vezes um mais forte que o outro , mas o negativo nunca teve força suficiente de impedir a minha vitória . Eu sempre venço no final .
Sou músico auto didata , ou seja , todo conhecimento musical e técnico , veio pelo meu interesse próprio em estudar e as experiências vividas por um caminho trilhado pelo mundo . No que diz respeito a isso , onde a minha música consegue me levar , a música que eu consigo produzir com minhas próprias mãos . Todos tem uma história própria , e eu tenho a minha história , trilhada e construída por minhas pernas e capacidade . Tem muita gente no que diz respeito aos tais pólos , que não aceita a qualidade da minha história , que é rica de conhecimento e cultura , mas fazer o que : essa é a minha história .
Conheço muito bem o mundo da música , desde o lance de tocar em bares , clubes , hotéis , teatros e em outros países também . Conheço muita gente também , mas isso tudo não quer dizer nada no momento que você determina objetivos e metas próprias . Ninguém ajuda ninguém , claro que existe exceções , mas via de regra é a realidade , e pela experiência que tenho , o talento propriamente dito é secundário . Neste contexto entra mídia e dinheiro .
Eu comecei tocando na noite do Rio de Janeiro no Chiko´s Bar , na Lagoa Rodrigo de Freitas , literalmente , foi uma verdadeira escola na minha formação musical auto didata . Vi , vivi , ouvi e convivi com profissionais de altíssima qualidade . E neste primeiro contato com esse mundo, estava na minha frente a constatação que o talento , simplesmente : não dizia nada . Nesta fase , fui convidado pra trabalhar no Vinicius Piano Bar em Ipanema , era o point daquela época . Eu abria os shows de gente famosa que ia tocar lá . E é , justamente ai , neste momento que passei a conviver com essa energia , que nunca teve e nunca terá força suficiente pra atrapalhar a minha vitória .
Muita gente me pergunta como eu fui parar no Japão .
A resposta vem da energia de um desses dois pólos , ou seja , a pessoa fez de tudo pra colocar a outra pra baixo , deixá-la em segundo plano , pôr-se no seu insignificante lugar e , mesmo com tudo isso , com toda essa energia e vontade vindo dessa pessoa , deu algo bem ao contrário . Esse cara não sabe disso até hoje , somente pessoas muito chegadas sabem dessa história .
O cara , digamos o protagonista , foi Carlos Lyra . Ele foi fazer uma temporada no Vinicius Piano Bar , fazendo voz e violão . Como eu disse , eu fazia as aberturas fazendo voz e violão . Quando esse cara me viu tocando , ele exigiu da casa , que me colocasse depois dele e não antes . O motivo eu prefiro nem comentar .
Ai numa dessas noites , vai um empresário japonês pra contratar o cara e chega atrasado . Adivinhem quem ele viu tocando ? Tudo se encaixou certinho naquela noite . Quatro meses depois eu estava em Sapporo , na ilha de Hokkaido , norte do Japão , onde fiquei por três meses fazendo ótimos e excelentes trabalhos .
É da minha natureza ser uma pessoa metódica , penso nos menores e mínimos detalhes , planejamento , testes , enfim tudo que cai ou vai sair nas minhas mãos tem que sair bonito , tem que ficar melhor .
SPEED BOSSA BRASIL 4
O planejamento e execução do Projeto Speed Bossa Brasil , foi elaborado minuciosamente , justamente prevendo possíveis ( e sempre aparece ) pedrinhas pelo caminho . Vou descrevê-las e enumerá-las , uma vez que , sempre vejo obstáculos e barreiras como forma de crescimento pessoal e espiritual , e , também contribuir com a minha experiência pessoal para o projeto de outra pessoa .
Eu tenho que produzir toda história , passo por passo , e esses dois pólos estão ali , tem um então que só quer ti colocar naquele lugarzinho . Mas comigo ele não se cria .
- Os músicos certos pro Projeto - Como eu encontrei-os .
Numa noite fria , eu fui até a beira , para ser mais preciso , no PUB do Mr. ELOY ( não mais existe ) pra tomar um suco de laranja e quando eu cheguei lá , ele já estava fechando . Mesmo assim preparou o suco e eu fui degustá-lo andando pela beira do Guaíba . Eu gosto de andar por ali , pois tenho a sensação de estar no Rio de Janeiro olhando pra Niterói . No momento que estou andando , escuto alguém tocando músicas do João Bosco , e , diga-se extremamente bem . Fui procurar o som . Havia alguém tocando no Bar do Ricardo . Estava tão bom , que eu entrei , mesmo estando sozinho e sentei-me ao lado do músico . E fiz alguns pedidos , como por exemplo , algumas músicas do Djavan .
O cara fazia todas , simplesmente brincando com as harmonias . Fiquei até o final e aplaudi esse cara . Aplaudi com carinho , respeito e apreço . Trocamos cartões , pois eu gostaria de vê-lo novamente . No dia seguinte , ao olhar o cartão dele com mais atenção , fui ver o endereço que havia no facebook . Ai vem a minha grande surpresa . E bota surpresa nisso . Essa cara me ensinou , me deu várias dicas de violão quando eu era adolescente e pra fechar essa história com chave de ouro , era o guitarrista da Banda Mistura Certa . Liguei pra ele na mesma hora que constatei isso . Dei os detalhes sobre a linha do tempo , como nome da rua , o bairro , o prédio , e ele simplesmente ficou mudo do outro lado da linha . E foi desta forma que eu encontrei os músicos certos e bons , pra fazer a gravação do Projeto Speed Bossa Brasil 4 .
Nesta fase do Projeto Speed Bossa Brasil , ocorreu o primeiro problema , pós uma reunião com os músicos da banda Mistura Certa , que foram os seguintes : Baixo - Mr. Nanico , sax - Mr. Bozó , guitarra base - Mr. Erico Santos e batera - Mr. Rango . Esteve também presente nesta reunião o líder da banda Linha de Frente , refiro-me aqui ao Mr. Louis . Estabeleci caches diferenciados , pois apenas iria precisar de cavaco , surdo e pandeiro , como suporte deles . Na reunião o líder concordou e após duas semanas , eu fico sabendo através de uma terceira pessoa que eles não iriam participar do meu projeto . Faço questão de deixar claro aqui , que eu propus a participação da Banda Linha de Frente , como apoio logístico , e aqui , agora do fundo do meu coração , por ter , literalmente um sonho , que era gravar uma música com o líder da banda . Até hoje , eu não sei claramente qual foi o motivo disso , pois isso me tocou profundamente , e ao mesmo tempo eu não quis alimentar esse assunto .
- Ensaios e planejamentos .
Depois que fechei com a banda Mistura Certa , o baixista , ou seja , o Mr. Nanico , que acabou ficando meu amigo , me ofereceu a garagem da casa dele pra banda ensaiar as músicas do projeto . Sou eternamente agradecido a esse baita cara , como pessoa e como músico .
http://mondonguinho.blogspot.com.br/search?updated-min=2013-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2014-01-01T00:00:00-08:00&max-results=1
- Equipe pra gravação dos vídeos .
Contratei um excelente profissional para essa etapa do Projeto Speed Bossa Brasil 4 , por R $ 8.000,00 , divididos em 4 parcelas de R $ 2.000,00 , ok . Combinamos gravação e edição dos vídeos . Dei a primeira parcela no dia da gravação . Passou um mês e eu comecei a cobrar resultados e até para pagar a segunda parcela conforme havíamos combinado . Por uma questão de ética profissional e respeito não citarei nomes , ok . Neste período , eu estava com tudo organizado para as minhas férias no Rio de Janeiro . Tive que mudar meus planos neste sentido e fazer uma visita pessoal ao escritório da empresa da pessoa . Quando chego lá , o profissional senta comigo na frente de um computador e começa a edição de vídeo . Vejam o completo descaso . Não paguei a segunda parcela e solicitei os arquivos . É obvio , que depois disso , a nossa atmosfera profissional não é mais a mesma . Ou seja : durante um mês inteiro , todo material ficou parado lá sem , nem um deles , fazer absolutamente NADA .
- Gravação e Edição dos vídeos .
Contrato novamente um profissional pra fazer as edições dos vídeos e deixo para ele um protótipo , ou seja , a forma que os videos deverão ser editados . Não lembro o nome desse sujeito , que acabou me perturbando . O cara me edita um
vídeo e eu digo pra ele que deve ter tais e tais coisas e ele me diz que não faz do meu jeito . Dou o primeiro sinal de grana pra ele e ele diz que não faz do meu jeito e quer mais dinheiro . Ai pega o meu dinheiro que dei de sinal e envia para uma ONG de animais daqui de Guaíba e manda o recibo em meu nome . Dispensa qualquer comentário esse sujeito .
- Espaço pra gravação do vídeo .
Em função dessa relação que começou com Banda Mistura Certa , surgiu a possibilidade de gravar o vídeo no lugar onde eles tocavam semanalmente . Eu toquei lá uma noite . Antes disso , como eu queria fazer um vídeo com cenário bom , e como eu trabalhava no SESI , tentei alocar o Teatro do SESI , através da FIERGS , o espaço pra fazermos a gravação . Ficou inviável para os meus custos operacionais , pois me cobraram nada mais e nada menos que R $ 16.000.00 . E se eu não trabalhasse lá seriam R $ 18.000, 00 , ok ! Eu ainda tentei argumentar que eu não queria comprar o teatro , que seria apenas uma tarde de domingo pra fazer a gravação . Tive que colocar um plano B em ação .
Sagrado Boteco , esse baita cara : Ângelo Piva , outro cara que sou tremendamente agradecido , pois não me cobrou nada . E eu sempre , quando esta ao meu alcance , como forma de agradecimento eterno , dou o melhor de mim pra esse baita cara .
Divulgo esse espaço que ele tem , sempre procurando levantar a bandeira da MPB e da música de qualidade no nosso país .
- Profissionalismo e Responsabilidade .
Numa das faixas do Projeto Speed Bossa 4 , que eu chamei de Pão com Banha , que de Pão com Banha não tem nada , percebi que durante as gravações que um dos técnicos do estúdio estava gostando , convidei-o pra fazer um solo de guitarra , mas , deixei claro que ele deveria participar da gravação do vídeo , ok ! Agora vejam , só : depois de um planejamento de alocação de espaço , material , músicos , equipe técnica pra gravação , preparação de comida pra todos , vocês sabem o que esse cara me fala ? Que não pode ir , pois tem um chá de fraldas de sei lá não sei quem . Dizer o que sobre um cara desse quilate !
- Divulgação e Mercado .
Hoje eu e outro músicos como eu , que produzem seus próprios trabalhos , tem mais facilidade na divulgação pela NET . A mídia televisa é cruel . Não vou nem citar o que somos obrigados a conviver no dia a dia , em festas que somos convidados , sobre a qualidade , não posso dizer musical , pelo barulho que somos obrigados a ouvir . Mas eu sou guerreiro e não desisto da minha ideologia e dos meus sonhos .
http://mondonguinho.blogspot.com.br/2014/11/a-presenca-da-viola-de-12-na-harmonia.html?spref=fb
- Propriedade Intelectual .
Agora , depois de tudo isso . eu quero fazer umas inclusões , uma nova mixagem , e o cara do estúdio simplesmente deleta tudo . A coisa foi parar na justiça . Falta de respeito , desdem e outras coisas , que não preciso citar aqui .
Todos que me conhecem sabem do meu cuidado , e planejamento em executar as minhas idéias . No dia 14 de fevereiro de 2014 , após exaustos ensaios com a Banda Mistura Certa , iniciamos a gravação do Projeto Speed Bossa Brasil 4 . Foram meses de gravação até chegarmos no resultado esperado . Foram gerados arquivos matriz no Studio Brother's . Esses arquivos foram deletados . Após exaustivas tentativas de buscar uma solução técnica , tive que tomar essas medidas , que abaixo ilustro-as , no sentido de pedir respeito pelo trabalho de várias pessoas que estiveram e estão envolvidas neste projeto .
Click no link ao lado . http://mondonguinho.blogspot.com.br/2016_03_01_archive.html
- Perdas e reparos .
Em dezembro , eu comprei um computador com mais capacidade de memória pra trabalhar na edição dos vídeos . Fui visitar um amigo em Uruguaiana , e como eu ia pra lá , pra ficar uma semana , resolvi levar todo equipamento , ou seja : computador NOVO , HD com os vídeos do projeto e mais uma maquina fotográfica DIGITAL . Pois bem , num descuido meu , eu esqueci tudo isso que estava na minha mochila , no momento em que fui estacionar meu carro e retirar algumas coisas de dentro . Esqueci numa calçada , esqueci tudo , TUDO MESMO . Havia perdido tudo , ou seja , todos os registros visuais do meu projeto . Engoli em seco e disse pra mim : acabou , esquece e deu .
Comprei outro computador e passei uma borracha em tudo isso .
Agora vem a coisa forte , principalmente nos dias de hoje : quem achou tudo isso que descrevi , entrou em contato comigo e devolveu TUDO . TUDO MESMO . Agora eu pergunto . Paro ou continuo ?
Esses pólos que falei no inicio , fazem parte da vida de qualquer pessoa , só que a Energia Positiva do Universo conspira ao nosso favor , quando produzimos coisas boas .
A primeira pessoa que tem que respeitar o trabalho do Mario Dutra é o Mario Dutra . A valorização começa dentro do próprio ser .
http://mondonguinho.blogspot.com.br/2014/11/a-presenca-da-viola-de-12-na-harmonia.html?spref=fb